BLOGS DO PORTALTERRAS POTIGUARES NEWS

quarta-feira, 24 de março de 2010

RESERVA BIOLÓGICA DO ATOL DAS ROCAS


OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA UNIDADE

Conservar as amostras do ecossistema marinho, ictiofauna, recifes de composição mista de corais, algas calcárias e moluscos, proteger a 2ª maior área de reprodução da tartaruga verde (Chelonia mydas) e principal área de reprodução de aves marinhas (150.000 indivíduos) das espécies Sterna fuscata, Sula dactylatra, Sula leucogaster, Anous stolidus e Anous minutus, conciliando a proteção integral da flora, de outras espécies da fauna e das belezas naturais, possibilitando o desenvolvimento de pesquisas científicas.

ASPECTOS CULTURAIS E HISTÓRICOS

Antecedentes Legais

O processo de criação da Unidade de Conservação Marinha teve como objetivo proteger o único atol do oceano Atlântico Sul de ações predatórias e desordenadas, como a pesca e o turismo. Com o intuito de proteger mais efetivamente a área, a U.C. foi enquadrada na categoria mais restrita.

Aspectos Culturais e Históricos

A área do Atol das Rocas foi citada pela primeira vez por por Alberto Cantino, como uma mancha negra à Oeste da Ilha de Quaresma (atualmente o arquipélago de Fernando de Noronha-PE). Antes da Criação da unidade a área era utilizada para atividades de pesca, retirada de corais e cascalho, além da captura de tartarugas e aves marinhas. Existem ruínas da casa dos faroleiros (1887), cisterna (1887) e farol de sinalização (1935). Há um farol da Marinha do Brasil em funcionamento desde 1967. É uma área de risco para navegação, onde diversas embarcações naufragaram ao baterem em seus recifes.

ASPECTOS FÍSICOS E BIOLÓGICOS

CLIMA

O clima é equatorial, com ventos alísios de Sudeste e temperatura média de 29° C, sendo agosto o mês mais quente, outubro o mais seco e a época das chuvas de março a julho.

RELEVO

De um modo geral o sedimento é formado de restos de esqueleto de algas coralinas, testas de foraminíferos e fragmentos de conchas de moluscos.

VEGETAÇÃO

A vegetação é tipicamente herbácea, com espécies das famílias Amaranthaceae, Aizoaceae, Portulacaceae, Gramíneae e Amaryllidaceae. De grande porte, existem poucos coqueiros introduzidos antes da criação da Reserva.

FAUNA

Há grande diversidade da fauna marinha, com inúmeras espécies de peixes, crustáceos, esponjas, moluscos, corais, entre outros organismos marinhos. É área de reprodução de tartaruga verde, Chelonia mydas, e de alimentação da tartaruga de pente, Eretmochelys imbricata. Detém a maior colônia de aves marinhas do Brasil e é ponto de alimentação e proteção para cerca de 23 espécies, vindas principalmente do Hemisfério Norte, em suas rotas migratórias.

BENEFÍCIOS DA UNIDADE PARA O ENTORNO E REGIÃO

Um dos principais benefícios da Unidade é a proteção dos sítios de reprodução da ictiofauna e carcinofauna, colaborando com o repovoamento natural de bancos de pesca próximos a Reserva. Foi estimado por técnicos da CEMAVE/IBAMA que cerca de 143.000 aves utilizam-se da reserva durante sua reprodução, como ponto de apoio a migrações ou como local de alimentação.

USOS CONFLITANTES QUE AFETAM A UNIDADE E SEU ENTORNO

Os principais problemas são a pesca comercial e a presença de embarcações de passeio. O apoio da Marinha do Brasil e da Força Aérea Brasileira-FAB são de fundamental importância para a proteção, conservação e preservação da Unidade de Conservação.

ATRATIVOS PARA VISITAÇÃO PÚBLICA

Observação A visitação pública só é permitida em caráter educacional e/ou científico, dependendo de autorização prévia do órgão responsável pela administração da unidade.
(SNUC - Lei Nº 9.985, de 18 de julho de 2000)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PORTAL OESTE NEWS

PORTAL OESTE NEWS
COM 13 BLOGS E 1087 LINKS @ EQUIP:JOTA MARIA, JOTAEMESHON WHAKYSHON, JULLYETTH BEZERRA E JOTA JÚNIOR

Quem sou eu

Minha foto
SUBTENENTE PM DA RESERVA REMUNERADA DA GLORIOSA E AMADA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. PASSEI POR TODAS AS GRADUAÇÕES DA PM, DESDE SOLDADO ATÉ SUBTENENTE. DURANTE MEUS 30 ANOS DE ESTADO EFETIVO TRABALHEI EM 18 CIDADES, EXERCI AS FUNÇÕES DE COMANDANTE DE DESTACAMENTO, COMANDANTE DE PELOTÃO, TESOUREIRO, DELEGADO DE POLÍCIA NOS MUNICÍPIOS DE APODI, DR. SEVERIANO, FELIPE GUERRA, ITAÚ, RODOLFO FERNANDES, GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO, TENENTE ANANIAS, MARCELINO VIEIRA E SEVERIANO MELO.NOS DESTACAMENTOS, PELOTÕES E COMPANHIAS SEMPRE EXERCI A FUNÇÃO NA BOROCRACIA, DAÍ APRENDI A ELABORAR TODOS OS TIPOS DE DOCUMENTOS POLICIAIS MILITARES; COMO DELEGADO DE POLÍCIA E ESCRIVÃO DE POLÍCIA INSTAUREI MAIS DE 300 INQUÉRITOS POLICIAIS, ALÉM DE TER SIDO ESCRIVÃO EM VÁRIOS INQUÉRITOS POLICIAIS MILITARES, INQUÉRITOS TÉCNICOS E SINDICÂNCIA, ASSIM SENDO, APRENDI A INSTAURAR QUAISQUER PROCEDIMENTOS INVESTIGATIVOS POLICIAIS MILITARES. PORTANTO, NA MEDIADA DO POSSIVEL VOU LEVAR MEU CONHECIMENTO ATÉ VOCÊ, ATUAIS E FUTUROS POLICIAIS MILITARES, AGENTES DE POLÍCIA, ESCRIVÃO DE POLÍCIA E BACHAREIS. CONFIRA...